quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HISTORIAS DA NOSSA TERRA "SANTA ADELAIDE"


A senhora Adelaide Elias Tahim (Milaide) nasceu em 01/07/1882 em Belém da Palestina.
Casou-se com o senhor Demetrio Elias Tahim, também natural da Palestina. Fugindo da guerra o casal dirigiu-se aos Estados Unidos da América do Norte. Não gostando desse lugar, resolveu vir morar no Brasil. Aqui chegando, fixou domicilio no distrito “ALMAS”-Camocim-Ceará. O casal era negociante de tecidos.
Adelaide era uma pessoa muito religiosa e também caridosa. Gostava de doar roupas aos mais necessitados.
Faleceu em 26/03/1929, por ocasião do parto de seu décimo filho, o parto transcorreu muito bem, passados cinco dias, surgiram algumas complicações. O senhor Demétrio enviou todos os esforços para salvá-la, mas não foi possível. O cadáver da senhora Adelaide foi sepultada no dia 27/03/1929, no cemitério do Venâncio, distante seis quilômetros de Bitupitá. Os familiares sofreram muito com a morte da querida Adelaide. Seu esposo chorava desesperadamente sentindo sua falta.
Precisamente no dia 03/05/1929, seu espírito apareceu ao senhor Francisco José de Oliveira, em Olho D Água , distrito de Viçosa do Ceará. Na ocasião, o espírito solicitava ao senhor Oliveira,para proceder sua exumação e seputá-la na localidade de Pontal, do mesmo distrito (Bitupitá).principio o agricultor relutou em aceitar aquela difícil missão. As aparições continuaram dias seguidos.
Certo dia o senhor Oliveira resolveu executar a exumação do cadáver. Dirigiu-se  ao distrito de Bitupitá (Almas), indo direto contar as aparições ao senhor Demetrio Tahim, viúvo de Adelaide. Inicialmente, a família enlutada não deu muito crédito á narrativa do agricultor.
Pediram alguns sinais que identificassem a sua querida Milaide. O senhor Oliveira pediu que mostrassem algumas fotografias.
O senhor Demetrio apresentou muitas fotografias de diversos parentes, mas teve cuidado de colocar a foto de Adelaide em último lugar. O agricultor já mostrava sinais de impaciência, quando surgiu a fotografia correspondente ao espírito das visões. Em seguido o senhor Demétrio  apresentou uma prima da falecida, que estava passando dias em sua residência , perguntando se havia alguma coincidência com o aspecto de Adelaide.
O senhor Oliveira afirmou que a diferença entre a face da prima e a de Adelaide, seria apenas machas que o espírito apresentava e a prima não as possuía em face. Diante do exposto, o senhor Demetrio Tahim resolveu proceder a exumação de sua querida esposa  e acatar o pedido do espírito da falecida, providenciando o sepultamento na localidade de Pontal-Bitupitá-Ceará.
Exatamente no dia 13/05/1929 foi feito a exumação na presença de autoridades e uma considerável multidão. Os coveiros iniciaram a escavação onde jazia o cadáver  de Adelaide. Quando descobriram o caixão, ficaram surpreendidos com o perfume de rosas que exalava do seu interior. Levaram o caixão para a capela de Almas, onde rezaram as preces pela falecida, seguindo-se o segundo enterro na localidade Pontal, fazendo-se assim a vontade  pós- morte de Adelaide, perfazendo exatamente quarenta e oito dias do seu falecimento. Daí para diante, o novo túmulo foi alvo de muita romaria por parte dos religiosos que do fato tiveram conhecimento.
Fonte: Livro Reminiscências de Bitupitá
Autor: José Maria Torres


0 comentários:

Postar um comentário